PORTAS E JANELAS

Saiba como fazer portas e janelas em Alumínio ou Ferro

 

1 - PORTA - Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.

Outros materiais incluem metais em geral, alumínio, ferro e o vidro.

A porta (na sua visão mais tradicional) é formada pelos seguintes elementos:

Folha - normalmente uma chapa lisa (de alumínio ou ferro) responsável pela vedação da parede, ou não, quando a porta está "fechada". Costuma ser confundida com a porta propriamente dita.

Batente ou Marco de Porta - são os perfis retangulares (de metal, ou outro material) que estão presos junto à abertura na parede e permitem a fixação da folha.

Guarnição - um elemento responsável por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente (em geral considerado grosseiro). Maçaneta - uma das peças responsáveis, junto com as dobradiças e o trinco (com ou sem fechadura).

Fabricamos: Porta de giro, Porta de correr, Porta-balcão, Porta-deslizante, Porta vai e vem, porta de garagem, porta em lambril e qualquer projeto em geral.

2 - JANELA - Uma janela, fenestra[1] ou ventana[2] é uma abertura num elemento de vedação arquitetônica, como uma parede. Possibilita a ventilação e insolação dos ambientes internos.

Hoje generaliza-se o uso de alumínio em perfis de variadas secções, formas e desenhos. É um metal mais leve que o ferro, que não se deteriora por oxidação devido aos agentes atmosféricos, nem necessita de manutenção.